sexta-feira, 5 de março de 2010

Uma Receita do Mar da Ligúria: Bagnum di Acciughe

Os pescados dos 350 km da costa marítima da Ligúria, região noroeste da Itália, são a representação mais loquaz da personalidade desta terra: é o símbolo da confiança dos habitantes da região no seu próprio destino. A combinação mais usual dos pescados são as ervas aromáticas, os diversos legumes frescos e os ovos. Tudo naquela terra bela fundeada por uma paisagem sem igual é particular e sem outra referência em toda a gastronomia.
Um dos pratos mais especiais da Ligúria é o Bagnum di Acciughe, feito de anchovas mergulhadas em tomate. A origem deste especialidade vem do mar e de seus proprietários, os pescadores que regressados de suas aventuras marítimas esperavam que a as redes secassem. Durante este ócio (criativo, não?), comiam esta pequena refeição preparada por entre os espaços dos pesqueiros. Vamos à receita.


Use sempre anchovas italianas e jamais as confundam com os produtos "anchovados" de outros pescados (por exemplo, as sardinhas). As anchovas importadas e já preparadas para o uso culinário podem ser conseguidas nos bons supermercados brasileiros. Coloque numa frigideira dois alhos (extirpados de sua parte central que causa aquela sensação desagradável) e uma cebola juntamente com o azeite extra virgem (4-5 colheres de sopa). Refogue até os ingredientes ganharem a conotação amarelada. Corte em pequeninos pedaços os tomates (300g aproximadamente) sem cascas e sementes e junte ao refogado de cebola e alho. Junte a gosto a pimenta do reino e o sal. Tenha paciência e deixe que tudo se faça por dez minutos. Adicione meio copo de vinho branco e reduza o fogo para que a porção cozinhe mais e se torne um molho.
Pegue as anchovas (800 gramas), coloque-as numa panela oval e acenda o fogo brando. Como fossem flores as regue com a outra metade do copo de vinho branco e cubra as anchovas com o molho. Polvilhe com abundante porção de salsa picada. Salpique sal e pimenta a gosto. Permaneça cozinhando as anchovas por dez minutos. Durante estes longos dez minutos nos quais a boca já está a salivar, torre no forno com fogo médio fatias de pães brancos. Depois os retire e esfregue alho neles como se estivesse usando uma pequena lixa. Depois deposite as anchovas mergulhadas no molho nestas torradas (bagnum). Sirva com vinho branco seco. Eis aí um singelo prato, revestido de sabor e cheio de sabores para despertar os deuses que saem do mar da Ligúria para invadir as mentes daqueles que sabem o valor do bom viver.

Nenhum comentário: