sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Em "Vício Frenético", Herzog Revela a América Profunda

Durante quase todo o século XX houve um progressivo crescimento da atenção dos norte-americanos sobre si mesmos, mesmo que fosse este um processo vagaroso. Em grande parte da história norte-americana o “presente” pouco importava, uma vez que o " futuro"  religiosamente formado no subconsciente nacional lhes pertencia. A crise atual da sociedade americana projeta no rosto da sociedade uma imagem que já não reflete a confiança de outrora. O futuro já não é um destino certo. Os pesadelos estão à solta e percorrem o id, o ego e o superego psicossocial.
O filme “Vício Frenético” (EUA, 2009, The Bad Lieutenant: Porto f Call New Orleans, Direção de Werner Herzog, com Nicolas Cage, Val Kilmer e Eva Mendes) é a retratação tragicomica dos vícios e mazelas que afetam a sociedade norte-americana moderna. O filme tem o mesmo nome daquele realizado pelo diretor norte-americano Abel Ferrara em 1992, mas o seu roteiro apenas guarda remota semelhança com o filme de Ferrara.
O policial Terence McDonagh (Cage) sintetiza todas as possibilidades: na tentativa de identificar, prender e acusar o autor de uma chacina de uma família de negros envolvida com o tráfico de drogas em New Orleans, Terence se envolve com drogas, chantagens, prostituição, jogos ilegais, traficantes, criminosos, policiais corruptos, velhos em decadentes casas de repouso e assim vai.
O filme combina uma visão sombria sobre os fatos, a cidade (pós- furacão Katrina), o sistema policial e legal, a complexidade do tecido social (negros, latinos, anglo-saxões e asiáticos) e a marginalização social propriamente dita. Terence nada mais é do um agente do “sistema” que sabe exatamente o que fazer, mas que está emaranhado nas teias doentes do ambiente que o cerca. Para cada passo na investigação, o diretor Werner Herzog expõe de forma crua e cômica o retrato da América. Herzog não perdoa: envolve o público e lança na sua cara os fatos como eles são. Não importa se há metáforas cinematográficas. O que importa é que não há fuga para a audiência - esta tem de rir e ficar boquiaberta sobre o estado das coisas. A escolha de New Orleans não é ocasional. É ali que a ferida foi aberta pelo furacão Katrina e mostrou para o mundo via satélite que os EUA não são mais os mesmos. Não é mais a terra da liberdade e da oportunidade. O país está como o policial Terence: viciado, negociando tudo com todos e, ao mesmo tempo, enquadrado num sistema pantagruélico que o obriga à ação.
Nicolas Cage está bem no papel central. Seu personagem é amplamente dominante e Cage cumpre bem todo a tragicomédia. Cage não é um ator de muitos recursos para representar diferentes papéis. Todavia, neste caso, o roteiro e a direção lhe caem como uma luva.
O ponto alto do filme é a direção de Herzog. O diretor alemão cumpre a tradição do novo cinema alemão e realizou um filme revelador e ao mesmo tempo cheio de obscuridade. Fosse ele americano talvez fizesse concessões ao momento da América. O povo de lá e do mundo tem de saber de toda a paranóia e doença que está a cercar o Império. Os tempos são tenebrosos e este filme faz rir e chorar daquilo que é por ora o sonho americano. Ou melhor, o seu mais profundo pesadelo.



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