sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Simplicidade da Sicília: Tonno Alla Palermitana

Sou fascinado pela Sicília. Naquele lugar onde a maioria dos lugares históricos é composta pelas obras da Grécia Clássica, os valores da sociabilidade, a famiglia, o sol escaldante, o mar (!) a solidão de seus planaltos e montanhas e as pedras adornadas pela típica vegetação se constituem em um cenário desprovido de realeza, mas recheado de sabores. Sempre resgato do fundo de minha mente as imagens da região compreendida entre o mar e Agrigento, cujo nome é Káos (dado pelos gregos). Lá repousam os templos e os anfiteatros helênicos de onde Luigi Pirandello extraiu a maior parte de sua obra. Pirandello era um burguês rico que, apesar da educação tradicional, se recobriu dos pendores históricos da Sicília onde nasceu. È certo que aquela ilha nos arrasta para algo além de suas aparências. Caímos em suas entranhas e de lá parece que nunca saímos.
Na culinária, a Sicília surge de forma especial. Há muitas predileções e caprichos por lá. Uma delas são os petiscos e os pratos simples. Destes surgem sabores surpreendentes. Parecem tão óbvios. De fato, somente quando provamos o significado desta simplicidade é que mineramos uma sensação extraordinariamente compensadora e, portanto, nada óbvia. Os sabores vêm de muitos povos que por lá passaram e se conservam nos pratos exóticos, simples, coloridos, aromáticos, daquela misteriosa ilha.

Façamos então, em homenagem à simplicidade siciliana, um Tonno Alla Palermitana (Atum à Moda de Palermo). Vejamos.

Coloque numa tigela um copo de vinho branco seco, o suco de um limão siciliano, alecrim (um ramo), um ou dois dentes de alho (recortados da parte central e esmagados) e um pouco de sal e pimenta. Corte 600 gramas de atum fresco em bifes e, depois de bem lavá-los,, coloque na tigela para marinar. Deixe por boas três horas.
Com cuidado retire as partes do atum da marinada e deixe escorrer. Depois grelhe os dois lados, salpicando-os com a marinada. Com cuidado e atenção, diga-se. Depois reserve o atum numa travessa.
Aqueça seis colheres de azeite numa frigideira, junte três filés de anchova italiana e com uma colher de pau vá desfiando-as até que esta mistura se torne uma espécie de pasta.    
 Despeje a pasta de anchova sobre o atum, acrescente um pouco de alecrim e enfeite o prato com rodelas de limão siciliano. Sente-se à mesa e chame os seus para saborear o atum com um belo vinho branco. Há algo mais simples e belo a fazer neste momento portentoso? 

Nenhum comentário: